1. Complete as lacunas com o pronome correto, identificado pelo quadro embaixo do texto:

Vamos começar...

Preencha todas as lacunas, em seguida, clique em "Verificar" para verificar o seu
respostas.
Atividade desenvolvida pela Prof.ª Glausuara e montada no HOT POTATOES pelo Prof. Informática Rodrigo

Partilha
Os irmãos se separam e então um diz assim:
fique com o que quiser, não faço questão de nada; mas se não se incomoda, queria levar rede. não gosta muito de rede, quem sempre deitava nela era .
O relógio da parede estou acostumado com , mas precisa mais de relógio do que . O armário grande do quarto e mesa de canela e tralha de cozinha, e o guarda-comida também. Tudo é . O retrato de irmã fica com também: deixa o de mãe, pois foi a que deu: tinha de chapéu, e perdeu. O tinteiro de pai é ; escreve mais carta; e até que escreve bonito, sabe que li carta para Júlia.
linhas e chumbadas, o puçá e a tarrafa, tudo fica sendo ; não sabe nem empatar um anzol, de maneira que para é mais fácil arrumar outro aparelho no dia que quiser pescar.
Agora, tem uma coisa, o canivete. Pensei que tivesse jogado fora, mas ontem estava na gaveta e hoje acho que está no bolso, irmão.
Ah, faço questão, me dê canivete. O fogão e as cadeiras, a estante e as prateleiras, os dois vasos de enfeite, quadro e gaiola com a coleira e o alçapão, tudo é seu; mas o canivete é . Aliás, gaiola foi que fiz com canivete me ajudando. não sabe lidar com canivete, na vida inteira nunca soube descascar uma laranja direito, mas para outras coisas é bom. sei que está no bolso.
Me dê canivete, irmão. quero guardar como recordação. Quem me perguntar por que gosto tanto canivete, vou dizer: é porque é lembrança do irmão. Eu vou dizer que é lembrança do irmão que nunca soube lidar com um canivete, assim como de repente não soube mais lidar com próprio irmão.
Fonte: BRAGA, Rubem. In Elenco de cronistas modernos. Rio de Janeiro, José Olympio, 1994.
VOCÊ - EU - ISSO - ESSA - SEU - NOSSA - ELE - ELA - MEU-
COMIGO - MIM - AQUELE - DELA - SUA - MEU - ESSE - DESSE